quarta-feira, 25 de junho de 2008

Minha CG 1979


Essa é minha mota. Uma Honda CG 1979. Ta original, mas precisa alguns reparos, principalmente na pintura, mas ta me levando pra todo lugar. É minha primeira moto. Ta sendo uma experiência bacana demais. Nunca achei que podia gostar tanto. Acho que só quem anda de moto pode dizer ou sentir isso. Bem difícil de descrever. Agente sente o vento, balança pra um lado, pra outro. Galeio. Acelera e ouve o motor roncando. O barulho dela é bem diferente das CGs novas. É um ronco dahora. Turrruuuuuuu. Massa veio.

Em 1977 a marca fundada em 1947 por Soichiro Honda já respondia por 79% do mercado de duas rodas. Nesse ano a CG começava a dar frutos: primeiro a versão de luxo 125 ML, depois a esportiva Turuna. Em 1979 era adotada a suspensão dianteira tipo Ceriani, em que as molas são internas aos amortecedores, em vez de externas com cobertura de metal.Nessa época uma concessionária, a Moto Jumbo, passava a transformá-la em um modelo fora-de-estrada, a FS 125, para competir com a Yamaha TT. Ganhava suspensão mais elevada, pneus de uso misto e reforços nos componentes mais sujeitos a impactos. Essas adaptações (embora a TT saísse assim de fábrica) abriram caminho e despertaram a demanda pelas uso-misto nacionais, a XL 250 R e a DT 180, lançadas pouco depois.


A primeira a álcool Com o segundo choque do petróleo, em 1979, substituir a gasolina por um combustível nacional e renovável -- o álcool -- passou a ser prioridade brasileira. Isso incluía as motocicletas: em fevereiro de 1981 a Honda produzia a primeira moto do mundo com motor a álcool. Uma CG 125, claro.O motor tinha taxa de compressão mais alta, passando de 9:1 para 10:1, e um sistema de alimentação (com bomba manual) de gasolina na partida a frio, com reservatório sob o banco. Potência e torque permaneciam os mesmos da versão a gasolina, assim como o preço da moto, mas o consumo era cerca de 18% maior, o que o menor custo do litro de combustível compensava facilmente. E o câmbio tinha cinco marchas, o que ocorreria com a versão a gasolina só em 1986

Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/mp/cg-2.htm

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!! Fez o dever de casa, hein?
Como vc é inteligente, hehehehehe, queria ser assim!!

Tati disse...

não é turuuuuunnn não... fala a verdade...é o choro do kiko gente
arrrrrhhhhh

kennedy rafael disse...

hahaaaaaaaaaaaaaa. kiko. num lembro do apelido que a bicha (mota) teria ou tinha. calai. como posso apelidá-la. a pe li dá-la. hahahaaaaaaaaaaa. a pe li dá-la o calai. pooo.de

Polly Etienne disse...

vc é um figura rafael!! moto (mota?) é bom demaaaais!!!!!!!!
olha, o meu endereço de blog mudou para http://pollyaustralia.blogspot.com
muda aí. beijao

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Unknown disse...

ola vi sua foto numa pesquisa que fiz , acabei de comprar uma honda cg 1980 azul muito maltratada sabe onde encontro peças para ela ?