domingo, 10 de agosto de 2008

kekere Awo


Fui a exposição do Mestre Didi na última sexta em Bh. Artista Baihano já com 90 anos que funde escultura produzidas com palama, palha, couro, missangas e búzios pra produzir arte inspirada diretamente com o universo Nag– de origem Yorubana. Lingua que domina fluentemente.
¨
Suas esculturas me causaram espanto no primeiro momento. Olhando e tentando sentir o espirito daquelas pequenas esculturas essencialmente produzidas com fibras de palma me dispus a apenas olhá-las sem pensar muito. Enquanto as via naturalmente ia lendo os nomes de cada obra. Lingua sonora. Ao ler parecia que tocava tambor. Coisa que não faço a algum tempo. Minha querida alfaia ta postada no canto do meu estúdio a um tempão. Preciso batucar.
¨
Então continuei a visita, acompanhado de minha amiga Dan. Olhava os detalhes, as miçangas, a trama das fibras, o capricho e a simplicidade das formas.
¨
No final parecia estar num santuário. Eram imagens místicas. E duas palavras em Yoruba me chamaram a atenção e por associação consegui a tradução das mesmas.
¨
Kekere Awo - Pequeno Mistério.

Nenhum comentário: