
Passada essa primeira impressão passamos a segunda sala onde estão as 42 litografias originadas dos guaches que Chagall produziu pra ilustrar o romance Dafne e Cloé (leia texto abaixo). Nesse instante é que entendo a razão do título da exposição. Realmente trata-se de um mágico que manipula as cores criando uma paleta única de beleza e riquesa cromática. É impossível não se encantar e fechar a boca.


Continuamos a perambular pela exposição e paramos nas gravuras em metal das fábulas de La Fontaine. Haroldo nos interrompeu e pediu que decessemos ao andar térreo onde expunham sobre como são impressas as litografias e gravuras em metal. Fomos até lá e acabamos deixando a série "A Biblia" onde Chagal em 105 gravuras ilustra fatos do livro sagrado. Também para próxima visita ficou a segunda exposição onde veremos as esculturas de Rodin.

Até lá então.
¨
Série Dafne e Cloé
42 gravuras
¨
Para realizar a série Daphnis et Chloé, Chagall viajou duas vezes à Grécia, com o propósito de vivenciar a atmosfera e a luminosidade da paisagem e conhecer melhor a cultura pastoril. A primeira visita, em 1952, proporcionou a execução dos primeiros guaches, que registram a luz mediterrânea e a experiência emocional vivida em terras gregas. Dois anos depois, o artista retornou para aprofundar seus conhecimentos do mundo clássico. Os 42 guaches foram realizados entre 1953 e 1954. Em 1957, o pintor dá início aos estudos preparatórios para a transposição dos guaches em litografias, com o impressor Charles Sorlier (1921-1990), no famoso estúdio de Fernand Mourlot. Juntos, eles desenvolveram transparências de cor e criaram jogos que contrapunham brilhos e opacidades. Para obter o resultado pretendido, de extraordinária beleza cromática, foi necessário utilizar uma pedra para cada tonalidade de cor. Assim, uma única gravura exigiu 25 pedras matrizes, o que significa 25 impressões. Tal minucioso processo estendeu-se por quatro anos e a série foi publicada em 1961, por Tériade.
Serviço:
Casa Fiat de Cultura
Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250 - Belvedere – Nova Lima (MG)
Informações: 31 3289-8900
Entrada gratuita para toda a programação.
Funcionamento:
Terça a sexta-feira - 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados - 14h às 21h.