sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Carta a um amigo - a construção da nave

Ontem meu amigo Gian me mandou a animação abaixo com o seguinte texto:

"Fala Minerinhooo, olha que show de bola essa animação! Legal que há tempos também venho pensando sobre a nossa "liberdade" nesse planeta, se é que realmente a temos. E esse vídeo sintetiza toda a idéia. Nossas fronteiras não nos prendem em guerras, mas nos submetem ao roubo e corrupção descarada dos nosso políticos. A desigualdade e miséria social. Violência, poluição, falta de acesso, congestionamentos e todos os grandes problemas que também temos que enfrentar no dia-a-dia. E ainda pagamos altos impostos com o nosso dinheiro (obrigatoriamente) para que esses problemas sejam resolvidos!

Achamos que temos liberdade, mas talvez no fundo, não passamos de laranjas mecânicas!

abraço!

Gian"


Respondi:

"As vezes me pego com preconceitos e penso.

Não confio em homens com bigodes bem aparados e nem em outros que só tem 4 dedos numa das mãos.

Somos laranjinhas mecanicas, é isso. Mas não vão nos deixar sem pernas e sem cabeças pra podermos nos expressar e mudar as coisas.

Ontem conversavamos sobre isso.

Falava que vivi o início da nova democracia com Tancredo e Ulísses e paradoxalmente com Lula e Sarney. Dizia a Léo, novo amigo do Coletivo Fórceps, e B1que eramos sonhadores e viviamos a expectativas de grandes mudanças em nossas vidas. Eramos inocentes e crédulos.

Certo é que houveram algumas mudanças e talvez a maior delas tenha sido o fim da inocência.

Hoje sabemos que o PT ou qualquer outro partido não vão nos trazer liberdade. Agora, graças a eles, podemos e devemos criar nossos próprios caminhos. Porque não queremos ser suas laranjas ou qualquer outra fruta.

Queremos ser pássaros fora da gaiola, felinos caçadores, tubarões ágeis ou baleias cantadoras. Queremos agir, atuar e nos expressar. Queremos vento no rosto, água limpa da fonte, fogo nas ventas. Queremos bater na terra, tremer o chão. Queremos os 4 poderes.

A opção parece ser o Coletivo. A internet vive essa dicotomia. Ao mesmo tempo que nos isola e nos deixa solitários, nos une e nos torna coletivos. Precisamos ser massa pensante e construir uma nave que nos tire desse mundinho pequeno burguês. Onde ninguém sabe direito pra onde ta indo. Querem comprar o melhor, o novo e o mais caro. Passando por cima de qualquer coisa que não seja ele próprio.

Vamos construir essa nave e pilotá-la coletivamente. Não precisamos deles pra pilotá-la.

Abraço velho."

3V lanave esta em construção e brevemente alcançará vôos!!!

2 comentários:

Dani disse...

Nossa que complexo tudo isso, parece óbvio as algumas coisas,mas tenho chegado a conclusão que geralmente o que tá claro, é o que NÂO ocorre.
Em sala de aula vivo isso, dizem que devo ajudar a construir o conhecimento, e possibilitar ao indivíduo que ele seja cidadão, leia-se, crítico e com bastante autonomia.
Aí me deparo com aquelas mãos da animação que impedem o indivíduo a alcançar voos além terra, sendo criados não por outros mas por nós mesmos.

Aíiiiii não há democracia, coletivo, pensamento ou ação que faça a nave levantar vooooo!

Pensar ou agir "coletivo" é ver o outro e perceber que ele é parte de mim, estamos na mesma nave.

Não sei se estou tão descrente, mas o que tenho visto é a confirmação de uma nave cheia de cabines individuais.

Adorei as reflexões de vocês,garotos,massssssss.....
sei láaaaaa!

Beijosss

kennedy rafael disse...

As naves individuais congestionam o trânsito das idéias.