quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Favela é Isso Aí” promove 2º Festival Nacional de Vídeos - Imagens da Cultura Popular Urbana

Belo Horizonte recebe, entre os próximos dias 09 e 12 de dezembro, a 2ª edição do festival nacional de vídeos Favela é Isso Aí – Imagens da Cultura Popular Urbana. http://www.favelaeissoai.com.br/
Serão exibidas diversas produções que abordam temáticas focadas na cultura das vilas e favelas

O principal objetivo da iniciativa é promover a produção e a circulação, provocando, assim, a discussão acerca do conteúdo audiovisual produzido nas vilas, favelas e comunidades de baixa renda. O festival busca ainda contribuir para incentivar o intercâmbio e também promover uma reflexão sobre a diversidade cultural existente nas periferias.

A 1ª edição do festival, realizada em 2008, apresentou 38 filmes e contou com a participação de representantes de 9 estados brasileiros.

Este ano, o festival é realizado sem patrocínio, mesmo assim mantém os prêmios e a vinda dos realizadores de todo o país. "O festival é muito importante em vários aspectos: de um lado, como oportunidade para que uma série de projetos sociais, coletivos artísticos e produtores das periferias mostrem sua produção, que, aliás, é crescente e consistente. Por outro lado, é um festival que integra o Brasil todo, que se insere na linha dos festivais de realizadores populares, como o Visões Periféricas, no Rio de Janeiro, o CINECUFA, em Brasília e o KinoOikos, em São Paulo.", explica Clarice Libânio, coordenadora da ONG.

Os filmes selecionados para esta 2ª edição retratam temáticas relacionadas ao cotidiano das comunidades periféricas ou foram desenvolvidos a partir de oficinas e projetos socioculturais realizados em vilas e favelas.

Veja programação no link:  http://www.favelaeissoai.com.br/festival.php

3 comentários:

Dani disse...

Legal demais essa proposta, pensei nos meus alunos de ensino fundamental precisam ver e sentir outras realidades, ótima oportunidade. História e vida é isso: pessoas e essas se movimentando em várias direções.

Relacionando ao papo anterior, essa é uma iniciativa que apesar de várias mãos impedirem a nave,ou melhor o evento de ocorrer _ falta de patrocínio, entre outros_ as pessoas conseguiram fazer acontecer, e a nave voooouuuuuuuu!

Parabéns a todos!!

Boa garoto!!

kennedy rafael disse...

Organiza uma turma pra ver os filmes é uma realidade imperdível pra eles. Cultura, diversão e contato com experiências de todo o pais.

kennedy rafael disse...

As dificuldades sempre existiram e sempre irão existir. Meu pai dizia q sempre ouvi crise e ele sempre trabalhou e ganhou dinheiro com ela. Agora essa crise não existe e sengundo os economistas estamos vivendo um momento único no país. É mais que hora de quem esta do meio pra baixo da pirâmide social fazer valer a força do coletivo em prol de um sonho.