quinta-feira, 22 de outubro de 2009

53HC


¨
Neste último sábado 17/10 fui a Festa 53HC  http://www.53hc.com/ pra cobrir em vídeo os shows pro Coletivo Fórceps http://www.forceps.com.br/ . O Instituto Cultural Fórceps é um instrumento de valorização da produção cultural realizada de forma independente. Seu trabalho está focado na organização, qualificação, fomento, profissionalização e divulgação da cena cultural alternativa brasileira, promovendo intercâmbio entre as regiões ao mesmo tempo em que incentiva a auto-sustentabilidade das manifestações culturais regionais.

Um dia memorável sem dúvida, se considerarmos que tocaram os dinossauros do manguebeat, o Mundo Livre S/A , apresentando o show da turnê de 15 anos do álbum histórico “Samba Esquema Noise”. Fizeram um show pra coroar a divina competência dessa banda. Cena que só rolou lá pelas 6 da manhã de domingo. O que não desanimou os fãs que esperaram sem reclamar, apesar do cansaço.
Também se apresentaram os mineiros Black Sonora, Transmissor, e Deco Lima e o Combinado. Com destaque pra última com um show animado e bem temperado pela descontração e mais de vinte anos de estrada da maioria dos seus integrantes. Após o show concederam uma pequena exclusiva pra minha câmera. Gente da primeira estirpe.

Transe

Com tantas surpresas quanto se podia esperar ao abrirmos as janelas da percepção, Zigmat. Uma mulher caminha pelo palco com seu cabelo super Black emoldurando um rosto delicado de pele suave e alvíssima. Senta a frente de dois microfones e um pequeno teclado. Suas máquinas. Nos primeiros acordes não se percebe movimento da platéia que em pé, estáticos, ouvem batidas compassadas, um baixo de marcação grave melodiados por uma voz que te deixa a um centímetro fora do chão.

Monica Rodrigues e seus comparsas causam um delicado espanto com um rock eletrônico que eles próprios definem em seu site http://www.zigmat.com/ como “uma mistura eclética mundial de punk, trip-hop e rock de uma forma única que conquistou críticos e fãs.” Praticamente um achado se não fosse pelo fato de terem escolhido o Brasil pra relançar o cd “Sounds of Machines” 2009 com uma música inédita chamada “Don´t Tire”. Sensualismo.



Rockabilly

Duas bandas do Rio que tocam embalados pelos anos 50 divertiram a moçada no Lapa. Primeiro veio os já afamados Autoramas com uma integrante nova, Flávia Couri, baixista. Uma delícia de show com as performaces dessas figuraças. Posto entrevista que gravei no back stage do Lapa. E a banda Canastra que com um super show performático balançou o esqueleto da moçada. Neste sábado 24 assisti a outro show deles em Uberlândia no Festival Jambolada 2009  http://jambolada.blogspot.com/ e tive a oportunidade de fazer uma entrevista bem divertida. Participei do Festival fazendo a cobertura em vídeo pro Coletivo Fórceps. Aguardem pra ver e ouvir as surpresas que registramos por lá. Abraço.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Garajada transforma garagens em palco


Carros dão lugar à músicos em projeto que busca alternativas à falta de casas de shows na cidade de Sabará
Reféns da escassez de espaços para tocarem e dos autos aluguéis dos poucos locais existentes, os músicos de Sabará estão adotando uma alternativa criativa para o problema: ocupar as garagens de suas próprias casas como espaço para se manifestarem. A primeira edição do projeto, realizado pelo Instituto Cultural Fórceps, acontece no sábado (17) reunindo as bandas Cães do Cerrado (BH) e Defensores do Caos (Sabará) a partir das 14hr na garagem da casa de dois dos integrantes do Fórceps e expectativa é de que o evento possa ser realizado todo mês, cada vez em uma garagem diferente.


Foto: Cães do Cerrado por Stephanie Boaventura
A idéia surgiu após a realização do festival Escambo em julho deste ano quando 15 bandas de sete cidades se apresentaram para cerca de 10 mil pessoas durante três dias na cidade. Quando o evento acabou os integrantes do Fórceps (responsável pela realização do Escambo) perceberam que depois de um evento de tamanho impacto precisavam manter as ações de forma mais constante, porém não tinham onde fazer isso na cidade. A saída encontrada para conseguirem fomentar a cena musical durante todo o ano e não depender apenas das grandes festas realizadas pela prefeitura e dos festivais realizados pelo próprio Fórceps foi abrir as portas de suas próprias casas.
¨
Sobre o Fórceps
¨
O Instituto Cultural Fórceps é uma entidade formada por comunicadores, artistas e produtores que trabalham no fomento à cultura local. O Fórceps faz parte do Circuito Fora do Eixo, que reúne 40 entidades de todas as regiões do Brasil e do Fora do Eixo Minas, que reúne nove entidades de fomento à cultura independente, alternativa e autoral em Minas Gerais. O Fora do Eixo Minas é umas das cinco entidades que formam o Fórum da Música de Minas Gerais, responsável pelo programa Música Minas que em 2009 contou com R$ 2 milhões para o fomento da música mineira.
¨
Por Léo Santiago = Coletivo Fórceps
¨
Serviço>
Garajada
17/10
14 horas
Garagem Santiago (Rua Manoel Lessa, 51, Centro, Sabará)
Entrada: R$ 20 (metade do valor pode ser pago com moeda completamentar pelos integrantes das entidades do Circuito Fora do Eixo).

sábado, 10 de outubro de 2009

Deitada a espera

Técnica: Guache e grafite sobre papel.
Essa é minha primeira obra na aventura dos graffiti. 
Vulgo: MARAKÁ33.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Células Orgânicas - Prêmio de design

Recentemente participei de um concurso promovido pelo CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal do Governo do Estado de São Paulo) , para a Rede CIM – Célula de Inovação do Município. Enviei os dois layouts abaixo e o primeiro foi escolhido.

Esta foi a minha justificativa pra criação do layout:
¨
CONCEITO

De acordo com o conceito a rede funcionará como uma ferramenta de interação e relacionamento entre os atores dos diversos municípios participantes.

Estes layouts foram desenvolvidos respeitando o conceito das atividades da rede Célula de Inovação do Municipio.

LAYOUT

Apartir desse conceito criei células orgânicas que se entrelaçam sugerindo a idéia de uma rede interativa onde atores se articulam.

Formas

As células representam os municípios. Usei as células orgânicas tornado as formas mais humanizadas e naturais. Criando a idéia de harmonia na interação entre os municípios.

Cores

As cores são tons de azuis em gradiente indo para o branco. Seguindo o próprio conceito da logo. Usei tons mais suaves, inclusive no background que representa o céu limpo de um dia claro - o cian.

Conceito geral do layout:

Células orgânicas interagindo com harmonia,clareza e leveza.
.
Kennedy Rafael
Designer de Multimídia
¨
Confira o layout no site da rede CIM: http://redecim.ning.com/