quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Coletivo Fórceps comemora três anos

Fruto da reunião de artistas, comunicadores e produtores em 2007, o Coletivo Fórceps comemora três anos de existência com shows em Sabará e Belo Horizonte entre quinta (07) e sábado (09). Na quinta-feira a festa acontece no bar Bordello (BH) com show da banda 4instrumental e discotecagem de integrantes do coletivo. No dia seguinte o Fórceps comemora seu registro como associação na sede do coletivo em Sabará e no sábado é a vez da sede receber a Noite Fora do Eixo com os shows dos grupos Renovier (BH) e Ex-Led (Sabará).

Em seus três anos de existência o Coletivo Fórceps foi responsável pela realização de mais de 100 shows de grupos musicais, criou festivais como o Escambo de Experiências Culturais, foi parceiro de outros como o Pequenas Sessões,o Outro Rock e o Stereoteca, fomentou o audiovisual com o Cineclube CineBrasa, ocupou cadeiras no Conselho da Juventude de Sabará e no Fórum da Música de Minas Gerais (representando o Circuito Fora do Eixo) e, mais recentemente, puxou as discussões do Partido da Cultura localmente.

Focado em cultura e comunicação, o Fórceps vem cada vez mais expandindo sua área de atuação e se posicionando como entidade promotora de diálogo entre sociedade civil e poder público visando a construção de políticas públicas democráticas e sustentáveis. Atualmente o coletivo trabalha na implantação de seu núcleo de teatro e na potencialização da distribuição de produtos culturais com o lançamento do site www.loja.forceps.com.br para vendas online. O coletivo está também implantando uma lógica física em sua sede e promovendo o lançamento de produtos específicos, como o disco da banda Lupe de Lupe (BH) que será lançado em dezembro pela Fórceps Discos e distribuído nacionalmente através de outros 50 coletivos espalhados pelo país que integram a rede Circuito Fora do Eixo.


Sobre as atrações da Festa de 3 anos

Dia 07 no Bordello

4instrumental: Banda instrumental formada em Sabará em 2008 que já tocou em 13 cidades de Minas Gerais sendo atração de festivais importantes como o festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, o Escambo (Sabará) e o Jambolada (Uberlândia), onde o grupo se apresentou para cerca de 5 mil pessoas. No começo de 2010 a banda foi atração da Virada Cultural em São Paulo e atualmente trabalha no disco de estreia para 2011.

Djs: Meio Desligado, Breiquin Bed e B Flogin são respectivamente: Marcelo Santiago (criador do blog de música independente www.meiodesligado.com), Marcela Lopes (responsável pela distribuição do coletivo) e Leo Santiago (responsável por projetos do coletivo).

Dia 09 na sede do coletivo (Casa José Figueiredo Silva)

Renovier (BH): Projeto paralelo do músico Rafael Menezi (da banda Festenkois) o Renovier foi criado em 2005 para compor uma música para um curta metragem universitário e rendeu motivação para consolidar um projeto acústico influenciado por rock e pelo folk de Neil Young.

Ex-Led (Sabará): Grupo formado por jovens de Sabará que aposta no pop rock e começa a desenvolver trabalho autoral.


SERVIÇO

Aniversário de 3 anos do Coletivo Fórceps

Dia 07/10

Bar Bordello
Show: 4instrumental
Djs: Meio Desligado, B Flogin e Breiquin Bed (Rock, Jazz e suas vertentes no Brasil e no mundo)
Horário: A partir das 21h
Preço: R$ 10
Rua Aarão Reis, 554 - Centro - Belo Horizonte

Dia 08/10

Casa José Figueiredo Silva (Sede do Coletivo)
Festa fechada para associados em comemoração ao registro do coletivo como associação

Dia 09/10

Casa José Figueiredo Silva (Sede do Coletivo)
Shows: Ex-Led (Sabará) e Renovier (BH)
Horário: A partir das 21h
Preço: R$ 10
Rua Dom Pedro II, 294, Centro, Sabará

2 comentários:

Anônimo disse...

Incapturável Dionísio, feliz aniversário! Com um pouquinho de atraso, mas em tempo de dar o abraço pessoalmente! Acho que vou no Forceps sábado, no Zé Patrício! Beijo!

kennedy rafael disse...

brigado Liquidificador. Bjo.