quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Garajada transforma garagens em palco


Carros dão lugar à músicos em projeto que busca alternativas à falta de casas de shows na cidade de Sabará
Reféns da escassez de espaços para tocarem e dos autos aluguéis dos poucos locais existentes, os músicos de Sabará estão adotando uma alternativa criativa para o problema: ocupar as garagens de suas próprias casas como espaço para se manifestarem. A primeira edição do projeto, realizado pelo Instituto Cultural Fórceps, acontece no sábado (17) reunindo as bandas Cães do Cerrado (BH) e Defensores do Caos (Sabará) a partir das 14hr na garagem da casa de dois dos integrantes do Fórceps e expectativa é de que o evento possa ser realizado todo mês, cada vez em uma garagem diferente.


Foto: Cães do Cerrado por Stephanie Boaventura
A idéia surgiu após a realização do festival Escambo em julho deste ano quando 15 bandas de sete cidades se apresentaram para cerca de 10 mil pessoas durante três dias na cidade. Quando o evento acabou os integrantes do Fórceps (responsável pela realização do Escambo) perceberam que depois de um evento de tamanho impacto precisavam manter as ações de forma mais constante, porém não tinham onde fazer isso na cidade. A saída encontrada para conseguirem fomentar a cena musical durante todo o ano e não depender apenas das grandes festas realizadas pela prefeitura e dos festivais realizados pelo próprio Fórceps foi abrir as portas de suas próprias casas.
¨
Sobre o Fórceps
¨
O Instituto Cultural Fórceps é uma entidade formada por comunicadores, artistas e produtores que trabalham no fomento à cultura local. O Fórceps faz parte do Circuito Fora do Eixo, que reúne 40 entidades de todas as regiões do Brasil e do Fora do Eixo Minas, que reúne nove entidades de fomento à cultura independente, alternativa e autoral em Minas Gerais. O Fora do Eixo Minas é umas das cinco entidades que formam o Fórum da Música de Minas Gerais, responsável pelo programa Música Minas que em 2009 contou com R$ 2 milhões para o fomento da música mineira.
¨
Por Léo Santiago = Coletivo Fórceps
¨
Serviço>
Garajada
17/10
14 horas
Garagem Santiago (Rua Manoel Lessa, 51, Centro, Sabará)
Entrada: R$ 20 (metade do valor pode ser pago com moeda completamentar pelos integrantes das entidades do Circuito Fora do Eixo).

4 comentários:

Dani disse...

Nossa que idéia legal,muito legal!!

Poxa!! Tomara que seja um sucesso, dá os parabéns para a galera lá!!

Abraço!!!

kennedy rafael disse...

Faloo Dani mando os parabéns pa turma. Ao sucesso. Ta convidada né. Bjou

Anônimo disse...

E aí a garajada foi bacana? Adorei a proposta!

kennedy rafael disse...

Foi legal demais Roberta tamo programando pra fazer esse evento pelo menos uma vez por mês. Quando rolar o próximo aviso por aqui de novo. Bjão.