sexta-feira, 6 de julho de 2007


FÓRUM DAS ÁGUAS
Neutralização das emissões de CO2 durante o Fórum das Águas

A temperatura da terra esquenta porque uma camada de gases retém o calor na atmosfera, provocando o efeito de uma estufa sobre a terra. O fenômeno é natural, o problema é o excesso desses poluentes que a ação humana tem produzido. Entre os seis gases responsáveis pelo Aquecimento Global, o dióxido de carbono – CO2 é o grande vilão, seguido do gás metano. Os oceanos e as florestas, ralos naturais dessa química, já não dão conta de limpar a casa e o resultado é que o termômetro sobe. Não há alternativa: temos que reduzir estas emissões o mais cedo possível e da maneira mais intensa.
A tarefa que a humanidade tem pela frente é gigantesca. Os cientistas que apresentam relatórios constantes à ONU, afirmam que o planeta está cada vez mais quente, trazendo graves conseqüências para todo o planeta, e que 90% deste aquecimento é de nossa responsabilidade.

A maior parte das atividades por nós realizadas todos os dias, provocam a liberação de CO2 na atmosfera. Quando realizamos um evento em que atraímos centenas de pessoas, deslocando-as de diversos lugares, estamos indiretamente provocando a liberação de grandes quantidades de Gases de Efeito Estufa – GEE, na atmosfera. Para se ter idéia do que ocorre pelos ares, basta imaginar que um litro de CO2 lançado hoje na atmosfera será meio litro daqui a 100 anos; um quarto de litro em 200 anos e continuará ali por muito tempo.

O Fórum das Águas é um evento que lançará dezenas de toneladas de CO2 na atmosfera, tornando-se fundamental que façamos nossa parte, neutralizando suas emissões e dando uma lição de consciência, comprometimento e sustentabilidade para todo o Planeta. O evento utilizando o MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), promove economia de energia, redução de resíduos (descartáveis) e a reciclagem total dos resíduos gerados.Neutralizar significa compensar na totalidade as emissões de Gases de Efeito Estufa. Esta iniciativa é parte do movimento mundial denominado “Carbono Zero”, onde todas as atividades seqüestrem suas emissões de carbono, principalmente aquelas que atraiam multidões.

Para isso, realizamos um inventário das emissões de CO2 que serão emitidas necessariamente para a realização deste Fórum. Calculamos quantas árvores serão necessárias para absorver as toneladas de CO2 que foram emitidas e neutralizamos essa emissão através do plantio de árvores nativas. Neste sentido estamos distribuindo 500 mudas de árvores da Mata Atlântica por ocasião do Fórum e plantando 100 mudas, com o auxílio da ONG Guerrilheiros da Serra do Itapeti, na Rua Francisco Rodrigues Passos na Vila Lavínia.

Comissão Organizadora do Fórum das Águas:
CIESP – UBC – OAB – Rotary Club Vila Suissa – ONG Guerrilheiros do Itapeti – Sind. Rural – Assoc. Agrícola do Itapeti – Assentamento do INCRA – Assoc. dos Eng. E Arquitetos – Assoc. Amigos do Mogilar – Instituto Barbatti – UBC Universidade Braz Cubas.

http://guerrilheirosdoitapeti.blogspot.com/

Nenhum comentário: