quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Capela Senhor do Bom Jesus - Morro da Cruz


Ultimo trabalho que fiz, parte de um projeto de ilustrações baseadas em fotos que produzo ou coleto e vetorizo. Essa é a Capela do Morro da Cruz. Atualmente apartir dessas artes digitais estou produzindo telas usando técnicas mistas de pintura e desenho. Acrílica, guache, pastel óleo e seco e graffiti. A medida que for produzindo vou postando por aqui.
¨¨¨¨
Localizada em ponto elevado, no Morro da Cruz, de onde se tem ampla visão dos vales dos rios Sabará e das Velhas.
¨
A capela, segundo Zoroastro Viana Passos, foi construída "sob o patrocínio, entre outros, de Teotônio Rodrigues Dourado, abastado comerciante português, e às vistas da Irmandade do Rosário".

Foto: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/Sabara/port/lista.asp

Em 1867, escrevia o viajante inglês Richard Burton"no cimo do morro, à direita, elevasse um objeto bem comum em Minas, um cruzeiro alto e negro, em frente à pequena capela branca, alvo de peregrinações, este morro está a dois mil e oitocentos pés acima do nível do mar".

Foto: Eduardo Costa - http://www.flickr.com/photos/eduardocosta/1592760004/in/set-72157600737563536/

Seu interior é bem simples, apresentando sinais evidentes de diversas restaurações, alguns introduzindo, impensadamente, novos e modernos valores.

O retábulo da capela-mór em talha e pintura simples, tem no trono a imagem de Cristo crucificado.
Tradicionais festas religiosas são ali realizadas como a Festa do Padroeiro, A festa de Santa Cruz e Via Crucis da Penitência por ocasião da Semana Santa.
¨
http://www.sabara.mg.gov.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=98:bom-jesus&catid=41:monumentos&Itemid=110

5 comentários:

Anônimo disse...

É lindo! Gosto muito da última foto! Muito, imensamente. O enauqdramento, a luz, a pessoa... Amei. Parabéns!

Anônimo disse...

ops... enquadramento...

Anônimo disse...

Richard Burton foi o navegador do Rio das Velhas!

kennedy rafael disse...

Roberta, minina, essas duas fotos não são minhas!! Tenho que localizar os autores e postar a referência. Faiei. Não conheço a história de Richar Burton. Depois me fala sobre ele, por gentileza. Bjoo.

Anônimo disse...

Ahhhh... rss! Sei muito do Richard não, mas te conto sim!

Óntem postei algo a sua cara!!! Vai lá: Anunciação de quintal.