quarta-feira, 23 de maio de 2007

BENNY GOLSON



Talentoso compondo, arranjando ou tocando sax tenor, Benny Golson, 71, já dividiu palcos e estúdios com boa parte das lendas do jazz - especialmente do be-bop e seus afluentes. Antes de passagens com Lionel Hampton, Johnny Hodges e Earl Bostic, conheceu na banda de rhythm n'blues de Bull Moose Jackson sua maior influência em composição, o pianista Todd Dameron.
Mas suas composições e sua evolução ao instrumento atingiram o ápice em sua passagem ao lado da big band de Dizzy Gillespie, entre 1956 e 58. À época, escreveu standards como "I Remember Clifford"(à memória de Clifford Brown), "Killer Joe", "Whisper Not" e "Blues March".

Teve estada marcante nos Jazz Messengers de Art Blakey e como líder, ao lado de Art Farmer, do "The Jazztet". A partir da década de 60, distanciou-se do jazz para se dedicar ao trabalho em estúdio com orquestras. Só voltou à ativa no jazz em 77. Voltou a gravar. Agora com um timbre mais pesado e menos aveludado que antes. Soava mais como Archie Shepp do que como o Don Byas que um dia o inspirou.




report by


Nenhum comentário: